Leitura orante da biblia…

LEITURA ORANTE DA BIBLIA

1º Passo : Prepare o Ambiente :

a)       Ambiente Exterior :

O ambiente merece grande consideração. Ele é de grandíssima utilidade para recolher-se e colocar-se à escuta. Com o barulho de tantas vozes e interesses que nos arrastam para fora de nossa intimidade, é difícil ler na postura de quem escuta. Prepare um ‘’lugar sagrado’’, onde haja os seguintes elementos : uma vela, uma Bíblia, uma musica suave, incenso, cadeira, ou almofada para se sentar. (elementos permanentes) Estude a leitura antes e providencie frases, fotos, recortes de jornal, objetos, simbólicos que fazem parte da leitura e da sua atualização. Cuidado com os excessos Utilize símbolos e objetos significativos. (elementos de acordo com a leitura) Marcar a Bíblia separando a leitura escolhida.

b)       Ambiente Interior :

Procure uma posição que não canse e favoreça a concentração. A postura corporal é muito importante. Ela revela a intenção intima de cada um e aumenta a concentração. Na leitura orante usamos esta posição por ser a posição discípulos que escutam o mestre.

Silenciar o coração (Pode ser feitos exercícios de relaxamento, respiratórios, um mantra utilizando  uma fundo musical relaxante.)

Com os olhos fechados, dê alguns minutos para a ‘’poeira’’ de seus pensamentos e ações se assente um pouco. Respire profundamente e devagar várias vezes, colocando-se na presença de Deus, Respire paz, tranqüilidade, harmonia…., expire insegurança, medo, tensão….

 

2º Passo : Invoque o Espírito Santo.

Através um canto, um mantra conhecido ou de uma oração, peça as luzes do Espírito Santo.

Mantra é um meio para se chegar a este estado de oração com o Senhor. Consiste em repetir várias vezes, aumentando e diminuindo o tom de uma ‘’formula sagrada’’ (um refrão de musica conhecida), que lentamente penetrará no subconsciente, atingindo até os níveis mais profundos de nossa personalidade. É assim que nos preparamos para entrar no mundo de Deus e para sentir sua proximidade, pois ele está bem perto de nós. (SI – 199,151).

 

3º Passo : Leitura da Palavra

Deverá ser feita pelo(a) catequista

 

4º Passo : Meditação : ruminar, dialogar, atualizar.

A leitura agora será silenciosa lembrando que na leitura nos aproximamos do texto para entendê-lo, levando em consideração as influencias econômicas, políticas, sociais e religiosas da época em que foi escrito, para quem, por quem, por e por que razão foi escrito.

Leia atentamente, a meia voz, várias vezes, se possível sublinhado anotando e acompanhado o texto com outros textos semelhantes, Também é importante ler as notas de rodapés e o texto anterior e posterior ao que foi escolhida para se ter uma visão de conjunto. A pergunta chave nesse momento é : o que esse texto tinha a dizer naquela época ? Outras perguntar podem igualmente ajudar : Quais as palavras-chaves do texto, lugares, personagens que aparecem e o que fazem ? Quais os sinais de morte que estão no texto ? Que sinais de vida/esperança o texto anuncia ? Uma vez entendido o texto em seu contexto e época, agora é o momento de ver o que Deus tem a dizer hoje. Medita-se dialogando com o texto, fazendo pergunta e respondendo-as. A pergunta de orientação nesse momento é : O que esse texto tem a me dizer hoje ? Que versículo mais me chamou atenção ? Que atitude me sugere e me revela ? Como estou me comportando em situação semelhante ? Que aspecto de minha vida precisa ser mudado ?

 

5º Passo : Oração : suplicar, louvar, recitar.

Tudo o que foi lido e meditado é agora transformado em uma conversa orante e agradável com Deus. Até então foi ele quem falou, agora é minha vez de falar com ele, A oração é o instante no qual você é convidado a falar com Deus através do louvor, do agradecimento, do pedir, do suplicar, do oferecer, do interceder, do perdão dirigido a ele : ‘’Senhor, eu te peço….;Obrigado, Senhor….; ajuda-me a cumprir Tua vontade….’’. A pergunta chave é : o que a leitura e meditação me fazem dizer a Deus ?

 

6º Passo : Contemplação : ver, saborear, agir.

 A contemplação é outra forma de oração. Contemplar é ver com outros olhos e perceber o que as analises sozinhas não conseguem. Não se diz mais nenhuma palavra, falam apenas com os olhos e o coração. Esse passo está muito ligado ao anterior : às vezes, não percebemos quanto termina em e começa o outro. Você deve se perguntar : O que esse texto sugere para minha vida diária ?

Coloque um fundo musical e fiquem alguns minutos em silêncio.

 

7º Passo : Assuma um compromisso de vida.

 O método de Leitura Orante da Bíblia é como uma seta : indica o caminho, mostra o que é que Deus quer de nós. O mesmo Deus que estava presente no texto lido, meditado, orado e contemplado e que respondia ao grito do povo sofredor (EX – 3, 7-8), está e estará sempre presente na nossa vida, falando conosco a partir da nossa realidade. E sua fala é sempre um apelo a um compromisso pessoal e comunitário com a vida, com os outros, com a transformação da história (EX – 3, 9-10). Tome um versículo, ou frase de texto bíblico, pára guardar consigo durante o dia. Repita- o e assim estará lembrando-se de compromisso assumido.

 

8º Passo : Despedida

Uma oração ou música e o abraço fraterno.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Voce precisa estar logado aqui para postar um comentario.

Powered by WordPress | Designed by: free css template | Thanks to hostgator coupon codes and shared hosting