A reunião das ferramentas

1011

Certa vez, as ferramentas de uma carpintaria se reuniram e começaram a reclamar umas das outras.Disseram ao martelo: “Você é muito barulhento; fica dando batidas o dia inteiro!”

O martelo falou: “Eu também tenho uma reclamação: Você, parafuso, é insuportável. Só fica enrolando, dando voltas o tempo todo!”

O parafuso aproveitou e disse para a lixa: “Eu não aguento mais você. É muito áspera e fica arranhando tudo!”

A lixa falou: “O meu protesto é contra o metro. Ele fica medindo a gente. Eu não gosto dele!”

Neste momento, entrou o carpinteiro e disse: “Parem com essa briga. Cada um de vocês tem sua importância, do jeito que é. O martelo é forte, o parafuso une com força, a lixa retira as asperezas e torna bonita a madeira, o metro é preciso e exato, o serrote corta em linha reta… Vocês são uma equipe. Trabalhando unidas, vocês produzem móveis bonitos e de qualidade.

Nós somos as ferramentas do Carpinteiro de Nazaré. Vamos viver unidos e trabalhar em equipe, cada um respeitando o jeito e as limitações do outro. É assim que cumpriremos a nossa missão de produzir o Reino de Deus no mundo. Um Reino bonito e que faz todos felizes.

Quando destacamos os defeitos dos outros, a Comunidade torna-se triste e desanimada. Ao contrário, se salientarmos as qualidades do nosso próximo, todos sentem ânimo para caminhar. Cada um de nós tem o seu jeito próprio. Só Deus não tem defeitos e só o diabo não tem qualidades. Todos somos uma mistura de defeitos e qualidades. Cada um de nós tem muita coisa boa, pois fomos criados por Deus e ele não faz nada errado.

Maria Santíssima é uma grande ferramenta na obra do seu Filho. E ela trabalhou tão bem, que foi premiada, sendo elevada ao Céu em corpo e alma. Mãe de Jesus, rogai por nós.