Dinâmica: Eu no mundo ou o mundo em mim?

144
Dinâmicas para catequese

Objetivo: Mostrar que os pecados do mundo podem manchar aqueles que são de Deus. Não se deixem levar pelas más influências de seus amigos

– Ideal para palestras com adolescentes que tratem desta correlação.

Material:
– uma folha branca de ofício ou A4.
– uma folha de papel de cor escura (preta,azul,vermelha e etc) do mesmo tamanho.
– Cola.

1 – Convide um adolescente para vir a frente e dê o papel branco. Diga que aquele papel é ele como cristão, se refere à sua vida com Deus no dia a dia se preparando para a vida eterna. Foi resgatado por Cristo e precisa viver assim…..branco, limpo, sem mancha.

2 – Ao outro dê o papel colorido. Diga que significa o mundo com toda sua beleza, ofertas e oportunidades. Festas, diversões, músicas, vocabulários (palavrões e/ou gírias), namoros com incrédulos, ficar e etc. (explore bem ao nível do contexto adolescente, mas não exagere).

3 – Agora vá passando a cola pelo papel branco e dizendo que ela significa as ofertas do mundo em sua vida; que vai ouvindo, se deixando levar pela influência de amigos, provocações do diabo. (espalhe cola por todo papel). Não se esqueça que tem de ser passada a cola NO BRANCO.

4 – Agora peça os dois adolescentes para juntarem os papéis. Diga que é o salvo se deixando influenciar pelo mundo.

5 -Alise com a mão pressionando os dois. É o mundo insistindo e o adolescente alí se deixando ouvir e ver tudo; parado, sem reagir, sem procurar ajuda de alguém (catequista, padre, pais, amigos de confiança e etc). Permaneça até perceber que colou.

6 – Agora puxe o PAPEL BRANCO. É o adolescente tentando sair e…….é tarde demais, o mundo o influenciou, esta escravizado, já tirou pedaço ( a fé, o temor, a obediência, o interesse pelas coisas de Deus. vai machucar, vai ferir, vai doer e pode até matar (às vezes vai arrancar pedaço no papel branco).

MENSAGEM
– Em sua vida, não dê lugar para as coisas do mundo que afastam de Deus

– Cuidado, o pecado do mundo é cruel e só se mostra bonzinho para te cativar.

– Talvez não dê tempo de retornar antes de ser destruido.

– Não se brinca com Deus e nem facilita com o diabo, procure a conversão a cada dia, busque a confissão, viva sempre no caminho de Deus

Termine com este texto de Provérbios 14,12.

Se você está aqui, numa situação semelhante, é porque Deus está te dando uma chance e de aproveitá-la sem perder tempo.

Faça um convite ao arrependimento e conserto, ore COM eles e POR eles.

NÃO SE ESQUEÇA
Um catequista deve ser de máxima confiança para confidencias e muito sábio para resolver coisas que não está no alcance dele, mas que pode ajudar a pessoa não fracassar quando for disciplinada