Dinâmica: O que é, o que é?

8728
Dinâmicas para catequese
Ajude-nos a Evangelizar

Objetivo: Reconhecer Jesus, somos vencedores com Cristo

Material: 2 folhas de papel
– Na primeira folha escrever JESUS vale 100 pontos, dobra para não ver o que esta escrito dentro e por fora ecrever: vencedor
– Na segunda folha escrever JESUS empata os pontos do vencedor,  dobra para não ver o que esta escrito dentro e por fora ecrever: perdedor

(Explicação: Para Jesus não há perdedor, todos os que o seguem serão sempre vencedores, mesmo com dificuldades, fracassos, nao se pode desistir nunca)

Descrição: Dividir a turma em 2 grupos e explicar como será a dinâmica:

Eles deverão acertar as perguntas, ganha o grupo que tiver maior número de acertos. Existe uma palavra chave que esta aqui nesse papel e quem acertar no final tera os pontos (mostra o papel sem verem a palavra e nao deixar eles chutarem a palavra, diz que quem tentar dizer a palavra perde tudo).

Começa as perguntas:
A ideia das perguntas é o seguinte, que eles pensem que a palavra chave seja FAMÍLIA as perguntas sempre envolverá a FAMÍLIA  e o que tem em casa

Porem cada palavra adivinhada sera escrita na lousa, ou folha, mas as resposta deverão estar relacionadas a objetos que possam ser comparados com Jesus no Evangelho

O que esta entre parênteses nao fala nada pras crianças, depois no final da dinamica o catequista volta explicando cada uma das respostas

– O que é que estou todo dia nela?
R: Casa (depois relacionada a nossa igreja)

– O que é que tem dentro de casa e não me deixa no escuro?
R: Vela (Jesus nos disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás nas trevas)

– O que é que pode ter no quintal de casa?
R: Flores (As flores nos lembram alegria de quem recebe, como Jesus nos ensinou as alegrias de quem o segue: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados)

– O que é que quando estou cansado, procuro para descansar?
R: Banco (vinde a mim todos que estiverem cansado, pois meu fardo é leve e meu julgo suave)

– O que é que todos passam varias vezes  ao dia?
R: Porta ( Eu sou a porta estreita …)

– O que é que tem na comida?
R: Sal ( Vós sois o sal da terra; e se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens)

– O que é que uso para ficar quentinho?
R: Blusa de lã (Quando uma ovelha se perde, deixa as 99 e sai em busca daquela que se perdeu)

Essas são algumas ideias de perguntas, a partir dessas a catequista poderá formar outras, mas a última pergunta deverá ser:

– O que é que comemos todo dia de manhã?
– Pão (“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus.)

Conclusão: A catequista entrega o papel para o vencedor, que ira abrir e ver quantos pontos ganhou, depois entrega do perdedor.

Então a catequista faz a comparação de cada resposta com Jesus, as crianças pensaram que poderia ser Jesus a palavra chave?

Os discípulos de Emaús caminharam com Jesus, conversaram com Jesus e não o reconheciam, somente quando Jesus partiu o Pão (eucaristia) é que eles o reconheceram. Vocês reconhecem Jesus todos os dias? Conseguem perceber a presença de Jesus como?

Todos os que seguem Jesus, que o reconhecem, que vive e pratica os seus ensinamentos alcançarão o Reino dos Céus

Sugestão: Ler o Evangelho com a passagem dos discípulos de Emaús Lc 24,13-35  e contar essa historinha que está no site da Missa com crianças: O caminho da felicidade

Anderson – Site Catequese Católica