Dinâmica: Um presente muito especial

12684
Dinâmicas para catequese

Objetivo: Acreditar naquilo que não se vê

Material:

  • uma caixa de sapato, ou caixa de papelão (embrulhar para presente)
  • Balas
  • 2 ou 3 dentes de alho

Como fazer:

Apresentar as crianças a caixa embrulhada com os dentes de alho e as balas.

Perguntar para as crianças o que elas acham que tem na caixa.Uma coisa digo: – É algo que vocês gostam muito de comer (balas)

Revelar que dentro da caixa tem alho. Atenção não revelar que tem as balas.

Irá surgir muitas respostas, a catequista pode ir dando pistas para eles acertarem, exemplo, tem no supermercado, na feira livre também tem, a mamãe usa na cozinha, é um tempero muito gostoso.

Depois que descobrirem que dentro da caixa tem alho, ir passando de mão em mão e pedir para eles para que serve o alho. A catequista procura valorizar a característica e perguntar se eles acreditam que isso é verdade.

  •  Temperar a comida (Que delicia o bife que a mamãe faz, será que ficaria gostoso sem alho?)
  •  Combate a gripe (Quando estamos com gripe, o alho pode ajudar na cura, será que tomar um chá de alho vai mesmo ajudar a curar a gripe?)
  • Beneficia o desempenho físico (Diz os estudos que alimentação usando alho você terá mais disposição, vocês sabiam disso? Será verdade?) – Essa ideia pode seguir para as características abaixo.
  • Controla a glicose do sangue
  • Fortalece os ossos
  • Protege o coração

O alho tem muitas outras qualidades, que um dia vocês aprenderão melhor e vocês viram para quanta coisa boa ele serve, vocês acreditaram que ele serve para tudo isso?

(Poderá ser que todas crianças concordem que sim, então a catequista fala da fé, que mesmo não vendo isso tudo acontecer, eles acreditam, assim nossa fé, nós acreditamos naquilo que não vemos.)

Hora da bala. Catequista pergunta: sabendo que dentro da caixa tem muitos dentes de alho, vou abrir esse lindo presente e dar um dente de alho para cada um comer, vocês querem ou não? Pode ser que algum “corajoso” se habilite (risos), se isso acontecer a catequista deve perguntar porque ele tem coragem de comer o alho, sendo que todos os outros não.

Agora o mais provável é que todos recusem comer. Então a catequista diz, mas vocês não viram como é bom o alho, então mesmo assim vou distribuir apenas um, aposto que vocês irão amar e até pedir mais. (Esperar para ver se alguém se manifesta) Então entregar as balas.

Conclusão da dinâmica: No Evangelho vemos algo parecido com essa dinâmica, São Tomé mesmo sabendo de tudo sobre Jesus, que os discípulos viram Jesus, ele não acreditou. Vocês precisaram provar as balas, para saber que dentro da caixa tinha algo muito gostoso, assim foi Tomé, teve que tocar em Jesus para crer que Ele ressuscitou.

Sugestão: Ler o Evangelho com a passagem de São Tomé  Jo 20,19-31 e contar essa historinha que está no site da Missa com crianças: A desconfiança de Tomé

Anderson – Site Catequese Católica