Jesus expulsa os vendilhões

321
Jesus expulsa os vendilhões

A ira sagrada de Deus

O terceiro domingo da Quaresma, ano B

Ele tirou um chicote de cordas e expulsou-os da área do templo, com as ovelhas e os bois, e derramaram as moedas dos cambistas e viraram as mesas, e, para aqueles que vendiam pombas, ele disse: “Tire isso daqui, e pare de fazer da casa de meu Pai um mercado. ”João 2: 15-16

Jesus fez uma cena e tanto. Ele envolveu diretamente aqueles que estavam transformando o Templo em um mercado. Aqueles que vendiam animais para sacrifício estavam fazendo isso como uma maneira de tentar lucrar com as práticas sagradas da fé judaica. Eles não estavam lá para servir a vontade de Deus; em vez disso, eles estavam lá para se servirem. E isso trouxe a santa ira de nosso Senhor.

É importante ressaltar que a ira de Jesus não foi o resultado de ele perder a paciência. Não foi o resultado de suas emoções descontroladas derramando-se em extrema raiva. Não, Jesus estava totalmente no controle de Si mesmo e exerceu Sua ira como resultado de uma poderosa paixão de amor. Neste caso, Seu amor perfeito foi manifestado através da paixão da ira.

A raiva é normalmente entendida como um pecado e é pecaminosa quando é o resultado de uma perda de controle. Mas é importante notar que a paixão da raiva, em si mesma, não é pecaminosa. Uma paixão é um impulso poderoso que se manifesta de várias maneiras. A pergunta chave a ser feita é: “O que está impulsionando essa paixão?”

No caso de Jesus, foi o ódio pelo pecado e amor pelo pecador que O levou a esta ira sagrada. Ao virar as mesas e expulsar as pessoas do Templo com um chicote, Jesus deixou claro que Ele amava a Seu Pai, em cuja casa eles estavam, e Ele amava o povo o suficiente para repreender apaixonadamente o pecado que eles estavam cometendo. O objetivo final de sua ação foi a conversão deles.

Jesus odeia o pecado em sua vida com a mesma paixão perfeita. Às vezes precisamos de uma santa repreensão para nos colocar no caminho correto. Não tenha medo de permitir que o Senhor ofereça esta forma de repreensão a você nesta Quaresma.

Reflita, hoje, sobre as partes da sua vida que Jesus quer purificar. Permita que Ele fale direta e firmemente a você para que você seja levado ao arrependimento. O Senhor ama você com um amor perfeito e deseja que todo pecado em sua vida seja purificado.

Senhor, sei que sou um pecador que precisa da Tua misericórdia e, às vezes, necessito da tua santa ira. Ajude-me a humildemente receber Suas repreensões de amor e permitir que você tire todos os pecados da minha vida. Tem piedade de mim, meu querido Senhor. Por favor tenha misericórdia. Jesus eu confio em vós.