ACOLHER SAUDAR |
A evangelização reconhece com alegria estas múltiplas riquezas que o Espírito gera na Igreja. Não faria justiça à lógica da encarnação pensar em um cristianismo monocultu-ral e monocórdico. (Evangelii Gau-dium, n. 117)
1. Acolhida
(Procissão de Entrada)
2. Saudação Litúrgica
R: Em nome do Pai t e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém!
R: Maria, como é belo contemplar tudo o que foi feito pelas mãos divinas: os astros, planetas, as galáxias e o cosmo inteiro, e também a mais ínfima criatura, que nasceu das mãos do Criador.
— Em vossa maternal proteção, despertai nosso coração para cuidar de tudo o que foi feito por Deus e promovê-lo! Amém!
REVERENCIAR CONTEMPLAR
3. Contemplando Maria
(Entronização e incensação da Imagem. Logo após, fazem-se o “Contemplando Maria”, os “Louvores a Maria” e o “Testemunho Missionário–Profético”. Durante a incensação da imagem, silêncio orante)
R: Maria, olhando para vossa imagem, sentimos pulsar mais forte nosso coração, pois em vós vemos a presença de Jesus, e vós nos apontais a direção que devemos seguir,
- para estar nele e com Ele, a fim de alcançarmos a alegria da vida!
R: Ajudai-nos, ó Mãe, a olhar, com mais amor e com muito respeito, a natureza criada pelo Senhor, o Criador do céu e da terra. Mas há, ó Mãe querida, os que desejam
ser senhores e possuidores de bens sem medida, - não respeitando as pessoas, a natureza e até o próprio Deus da vida!
L.: Do norte e do sul, do leste e do oeste de nossa pátria, sobe ao céu um clamor ingente de dor, de um povo consternado
— pelo desrespeito, sem medida, à vida presente na natureza e nos seres humanos!
L.: Que bom seria, bem o sabeis, ó Mãe, se houvesse mais interação entre o homem e a natureza, entre as raças e culturas, e a Amazônia fosse poupada de tanta desventura.
— A Amazónia é do Brasil e de todos os brasileiros que a amam e a respeitam!
L.: Cuidar do que é de Deus e de tudo que foi feito por Ele, como os rios e as matas, os campos e os cerrados, e a vida presente em cada ser humano,
— é respeitar a existência como a obra mais bela, dom divino, que nos veio de Deus. Amém!
4. Louvores a Maria
R: Ó Maria, quem nos dera cantar a vós, como os pássaros do céu e as aves das matas, a força da vida e do amor, que nos vem de nosso Deus, que vós amais desde sempre e para sempre.
— Fazei-nos, ó Mãe, cantar as maravilhas do Senhor, desde a natureza até ao recanto mais escondido do coração!
R: Ó Senhora dos Anjos e da humanidade, cantai conosco as maravilhas da criação e do amor do Senhor, vós que sois a Mãe de quem fez novas todas as coisas, Jesus, nosso Salvador.
— Bendita sejais, ó Senhora de todos os tempos e de nossa história, amparo dos cristãos. Amém!
- Ó Virgem fiel e servidora,
Maria, louvamos a vós! - vós sois a beleza de Deus.
– Sois Mãe de misericórdia.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!
– Educai-nos no respeito à natu
reza.
Maria, louvamos a vós!
– Educai-nos no respeito à vida.
– Educai-nos na justiça e na paz. Lá no céu, rogai a Deus por nós!
R: Ó Pai Santo, Criador de todas as coisas – e vistes que era bom o que vós criastes -, fazei-nos descobridores da beleza da natureza e de cada ser humano, criados à vossa imagem e semelhança. Despertai-nos, Senhor, para o cuidado com nossa Casa Comum, — a Casa de todos, a Casa de irmãos, nossa terra, nossa pátria, o mundo. Amém!
5. Testemunho
Missionário-Profético
Chico Mendes
Trazemos hoje, em memória, a vida e a ação de CHICO MENDES, nascido em 15 de novembro de 1944, filho de migrantes nordestinos e líder dos seringueiros no Acre. Foi grande sua luta a favor da vida dos trabalhadores seringueiros e da floresta, pois sabia que havia mais benefício em mante-la com vida do que derrubá-la. Mas não era isso que pensava o regime militar na década de 1970, que permitiu o avanço latifundiário, em detrimento da floresta e dos que ali já residiam. Ganhou muito respeito por suas ideias e pela consciência de justiça. Fundou o STR – Sindicato Trabalhadores Rurais. Ganhou dois prémios internacionais: o Global 500, prémio da ONU, na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Socie-ty, nos EUA. Mas os grandes não toleraram a ação justa dos humildes e pequenos.
Mataram o Chico Mendes, em uma emboscada, a mando de Darly Alves, grileiro de terras e homem violento. Enquanto se troca o ideal pelo poder, a morte ainda continuará… Mas a semente da justiça jamais deixará de triunfar. Em 1990, nasceram as primeiras reservas para os pobres poderem sobreviver.
(Instante de silêncio meditativo)
OUVIR
6. Palavra de Deus
R: Maria, vosso Filho Jesus falava com os doutores e sábios da Lei sobre a Aliança definitiva do Pai com a humanidade. Ensinava-os a compreenderem que Ele e?a o Messias, o missionário do Pai, que veio a este mundo para libertá-los e salvá-los. Ajudai-nos, ó Maria, a acolher, compreender e testemunhar a Palavra divina, fazendo-nos multiplicadores e promotores da vida e da verdadeira liberdade.
— Ó Luz bendita, ó Luz divina, iluminai nossa vida e nosso coração. Amém!
(Acolhimento da PALAVRA DE DEUS: fonte de vida, fonte de salvação)
— Cântico à PALAVRA DE DEUS
– Anúncio – Encontro de Jesus
no Templo – Lc 2,41-52
41 Os
pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42Quando ele tinha
doze anos, subiram para lá, como era costume na festa. 43Passados os
dias da festa, quando estavam voltando, ficou em Jerusalém o menino Jesus, sem que seus pais o notassem. -“Pensando que ele estivesse na comitiva, fizeram o percurso de um dia inteiro. Depois o procuraram entre os parentes e conhecidos, 45e, não o encontrando, voltaram a Jerusalém a sua procura. “«Depois de três dias o encontraram no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47Todos os que o ouviam estavam maravilhados com sua sabedoria e com suas respostas. «Quando seus pais o viram, ficaram muito emocionados. E sua mãe lhe perguntou: “Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos, cheios de aflição…” «Jesus respondeu–Ihes: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar naquilo que é de meu Pai?” ^ Mas eles não compreenderam o que lhes dizia.51 Desceu com eles e foi para Nazaré, e lhes era submisso. Sua mãe conservava todas estas recordações em seu coração. 52Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
(Mensagem)
7. Compromisso Solidário
R: Ó Maria, aquele dia, no Templo de Jerusalém, entendestes o mistério de vosso Filho Jesus, que veio cumprir a Aliança do Pai.
— E vós compreendestes que era preciso, como Jesus, cuidar das coisas de Deus!
L.: Escutamos, agora, o clamor da natureza, da Amazónia ferida, que não cicatriza, por causa dos que desejam mais e mais, pouco se importando com o que há de vir.
— Junto dos pobres e dos ribeirinhos, dos indígenas e defensores da vida, vamos defender, promover e abraçar a riqueza da natureza!
L.: Belos são os rios que enfeitam as florestas e que são como veias a irrigar as plantas e os vegetais, saciando a sede e a fome dos homens, das mulheres e dos animais.
— Não podemos permitir que os gananciosos, com suas men tiras, destruam a natureza,
r: tão bela e tão grandiosa, que Deus fez para a vida de todos. Quem tudo quer para si nunca será feliz, pois não sabe repartir a vida, o pão e o que é de Deus.
— Com Maria, com a força da fé e da ousadia, vamos cuidar do que é de Deus. Amém!
(Procissão da Caridade – Oferta dos Alimentos)
BENDIZER ADORAR
8. Por Maria a Jesus
L.: Maria, vós ficastes muito preocupada aquele dia, pois não encontrastes vosso Filho no meio dos peregrinos. Mas, depois, vós o encontrastes
— cumprindo sua missão, alertando os sábios e entendidos de que o Reino é dos pequenos e dos humildes!
L.: Vós compreendestes como é grande o mistério divino, vosso Filho querido, que trouxestes em vosso seio bendito.
— Vós também bem sabeis que são felizes os que respeitam o que é de Deus!
L.: Mesmo que passem o tempo e a história, nada poderá superar o amor que nos recria e nos faz compreender tudo o que nasceu das mãos de Deus.
— Jesus presente no mistério da Eucaristia, encarnação viva e real, Pão da vida, nós vos amamos muito. Amém!
(Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo)
9. Diante de Jesus, Pão da Vida
(Antes do cântico “Tão Sublime”)
R: A vós, Deus de Amor, nosso louvor e nossa gratidão.
— Deus de misericórdia, nós vos louvamos e bendizemos!
r: Vós fizestes novas todas as coisas e revestistes o homem e a mulher de vossa bondade infinita.
— Benditos sejam vosso amor, vossa compaixão!
r: Educai-nos no amor à natureza e como irmãos e irmãs verdadeiros.
— Jesus, Pão da vida e nossa salvação, nós vos adoramos. Amém!
10. Bênção do Santíssimo
(Cântico “Tão Sublime”-p. 3)
IDE EVANGELIZAI
11. Caminhando com Maria r: Ó Senhora de todas as gentes, de todos os povos e
nações, rogai por nós,
– que buscamos nosso Senhor, para amá-lo e respeitá-lo!
r: Maria, sois a criatura incomparável, pois sois toda de Deus. Vós nos mostrais qual é nossa vocação: sermos inteiros de Deus! Ajudai-nos a cuidar de tudo o que Ele criou, por amor de nós, e servi-lo nos humildes, pequenos e abandonados.
—Com todos os que amam nosso , Senhor e cuidam do que Ele criou, nós nos consagramos a vós! \
(Consagração a Nossa Senhora, feita por um CASAL – p. 5)
12. Agradecimentos *
(Se oportuno, façam-se os devidos agradecimentos)
13. Oferta das Flores
L.: Maria, de tantas coisas belas e dignas que foram feitas pelo Senhor,
nós vos trouxemos estas rosas, margaridas, cravos e jasmins, que foram colhidos no campo e nos belos jardins. —Com todo o amor,
levamos uma flor à mais bela
criatura de todos os tempos e do Reino de Deus! L.: Como a abelha e a borboleta, que saúdam os jardins
floridos, vimos vos saudar, ó Maria, do nosso jeito simples, mas carregado de amor e de ternura, pois sois de
Deus. Em vós, encontramos a
humildade e candura. _ Maria,
dai-nos vosso consolo materno e vossa presença junto de nós, vosso povo! L.: Aceitai, ó Mãe, o que vos ofertamos em sinal de gratidão. Desejamos que nossa alegria seja
plena no dia em que vos encontrarmos junto de Jesus. Por isso, no tempo de agora, seremos solidários e servidores, como vós o fostes em vossa vida.
— Ó Senhora minha, ó nossa
Mãe bendita, sois nosso amparo
maternal e nossa condutora a
Jesus. Amém!
14. Envio Missionário
) R: Cuidar das coisas de Deus é cuidar da vida e da natureza por Ele criadas, respeitando-as. Façamos nossa parte e aprendamos a cuidar de nossa Casa Comum, na qual todos têm o direito de viver com dignidade.
_ Esperamos em vós, Senhor, e, unidos, queremos construir a vida e respeitar o que vós criastes. Amém!
r: Ide e anunciai o Evangelho com toda a força de vossa fé e de vossa confiança no Senhor. A você que hoje rezou: que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência… A luz de Cristo brilhe suave em sua face… Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida. E, até que nos encontremos de novo, que Deus o guarde na palma de suas mãos e o abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre.
— Amém! Assim seja!
r: A festa da
vida continua! Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Aparecida. _ Amém! E que
Maria nos acompanhe! Amém!(Homenagem
do povo – Entrega das
Flores)