Mateus 2, 13-18 a fuga para o Egito, massacre dos inocentes

266
Estudo do Evangelho

“Rachel chorando por seus filhos porque eles não eram mais”

Escritura: Mateus 2: 13-1813 E quando eles partiram, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e fica ali até que eu te fale, porque Herodes está cerca para procurar o filho, para destruí-lo “. 14 E ele se levantou e tomou a criança e sua mãe de noite, e partiu para o Egito, 15 e lá permaneceu até a morte de Herodes. Isso era para cumprir o que o Senhor dissera pelo profeta: “Do Egito chamei meu filho”.

16 Então Herodes, vendo que havia sido enganado pelos sábios, enfureceu-se furiosamente, e mandou matar todos os meninos de Belém e toda aquela região de dois anos de idade ou menos, segundo o tempo que ele havia averiguado dos sábios. 17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18 A voz se ouviu em Ramá, lamentando-se e gritando em voz alta, e Raquel chorando pelos seus filhos; recusou-se a ser consolada, porque não existiam mais.

Estudo do Evangelho:  Quem pode explicar o sofrimento, especialmente o sofrimento de crianças inocentes? O massacre de crianças de Herodes que deram a vida por uma pessoa e uma verdade que não conheciam pareciam tão inúteis e injustas. Que escândalo e escândalo para aqueles que não conseguem reconhecer o amor redentor de Deus. Por que Deus não pôde impedir esse massacre? O sofrimento é de fato um mistério. Nenhuma explicação parece satisfazer nosso desejo humano de entender. O que Paulo Apóstolo quer dizer quando diz: Sabemos que em tudo Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que são chamados ao seu propósito (Romanos 8:28)? Essas crianças inocentes e seus pais sofreram por Cristo.

Sofrimento, perseguição e martírio são todos os que escolheram seguir a Jesus Cristo. Não há coroa sem a cruz. Foi através do sofrimento, humilhação e morte de Jesus na cruz que nossa salvação foi vencida. Sua morte ganhou vida – vida eterna para nós. E seu sangue que foi derramado por nossa causa obteve perdão e reconciliação com nosso Pai celestial. O sofrimento assume muitas formas: doença, doença, incapacidade, dor física e trauma emocional, calúnia e abuso, pobreza e injustiça. Jesus exclamou que aqueles que choram, que são injuriados e perseguidos por causa da justiça são abençoados (Mateus 5: 10-12). A palavra abençoada [ makarios em grego] significa literalmente felicidade ou beatitude. Descreve um tipo de alegria que é serena e intocável, autocontida e independente do acaso e das circunstâncias mutáveis ​​da vida.

Existe um certo paradoxo para aqueles abençoados pelo Senhor. Maria recebeu a bem-aventurança de ser a mãe do Filho de Deus. Essa bem-aventurança também se tornaria uma espada que perfurou seu coração quando seu Filho morreu na cruz. Ela recebeu uma coroa de alegria e uma cruz de tristeza. Mas sua alegria não foi diminuída por sua tristeza porque foi alimentada por sua fé, esperança e confiança em Deus e em suas promessas. Jesus prometeu a seus discípulos que “ninguém tirará sua alegria de você” (João 16:22). O Senhor nos dá uma alegria sobrenatural que nos permite suportar qualquer tristeza ou dor e que nem a vida nem a morte podem ocorrer. Você conhece a alegria de uma vida totalmente entregue a Deus com fé e confiança?

“Senhor, você deu a sua vida por mim, para me redimir da escravidão ao pecado e à morte. Ajude-me a carregar minha cruz com alegria para que eu possa fazer sua vontade e não recuar do medo ou da covardia quando o problema me assaltar. ”