Não espere para realizar o maior ato!

280

Sexta-Feira da Terceira Semana da Quaresma

Um dos escribas chegou a Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o Senhor sozinho! Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças. ”Marcos 12, 28-30

Não deve ser uma surpresa para você que o maior ato que você pode fazer na vida seja amar a Deus com todo o seu ser. Isto é, amá-lo com todo o seu coração, alma, mente e força. Amar a Deus acima de todas as coisas, com todo o poder de suas habilidades humanas, é a meta constante pela qual você deve se esforçar na vida. Mas o que isso significa exatamente?

Primeiro, este mandamento de amor identifica vários aspectos de quem somos, de modo a enfatizar que cada aspecto de nosso ser deve ser entregue a um amor total de Deus. Filosoficamente falando, podemos identificar esses vários aspectos de todo o nosso ser da seguinte forma: intelecto, vontade, paixões, sentimentos, emoções e desejos. Como amamos a Deus com tudo isso?

Nós começamos com nossas mentes. O primeiro passo para amar a Deus está chegando a conhecê-lo. Isso significa que devemos procurar compreender, compreender e crer em Deus e tudo o que nos foi revelado sobre ele. Significa que procuramos penetrar no próprio mistério da vida de Deus, especialmente através das Escrituras e através das incontáveis ​​revelações dadas através da história da Igreja.

Segundo, quando chegamos a uma compreensão mais profunda de Deus e de tudo o que Ele revelou, fazemos uma escolha livre para acreditar Nele e seguir Seus caminhos. Essa livre escolha deve seguir nosso conhecimento dEle e se torna um ato de fé Nele. 

Terceiro, quando começamos a penetrar no mistério da vida de Deus e escolhemos acreditar Nele e em tudo o que Ele revelou, veremos nossas vidas mudarem. Um aspecto específico de nossas vidas que mudará é que desejaremos a Deus e Sua vontade em nossas vidas, vamos querer buscá-lo mais, vamos encontrar alegria em segui-lo e vamos descobrir que todos os poderes da nossa alma humana lentamente se consuma com um amor Dele e Seus caminhos.

Reflita, hoje, especialmente sobre o primeiro aspecto de amar a Deus. Reflita sobre quão diligentemente você procura conhecer e entender a Ele e tudo o que Ele revelou. Esse conhecimento deve se tornar a base para o seu amor com todo o seu ser. Comece com isso e permita que todos os outros sigam. Uma maneira de fazer isso é começar um estudo de toda a nossa fé católica

Senhor, percebo que, para amar-Te acima de tudo, devo conhecê-lo. Ajude-me a ser diligente em meu compromisso de conhecê-lo e procurar descobrir todas as gloriosas verdades de sua vida. Agradeço-te por tudo o que me revelaste e dedico-me, neste dia, a uma descoberta mais completa da tua vida e revelação. Jesus eu confio em vós.