Os chineses e os pratos de arroz

846

Os chineses gostam muito de arroz. E usam comer arroz com palitos. Diz uma lenda chinesa que, certa vez, um discípulo perguntou ao seu mestre: “Qual é a diferença entre o Céu e o Inferno?

O mestre respondeu: “Ela é fácil de entender. Havia, certa vez, dois grandes pratos de arroz cozido e muito gostoso. Em volta do primeiro estavam sentadas várias pessoas, todas magras, tristes e famintas. Isso porque elas tinham, amarrados em suas mãos, palitos muito grandes, e assim não conseguiam levar o arroz até a sua boca.

Em volta do outro grande prato de arroz, havia também várias pessoas, e estas tinham também, como as primeiras, palitos exageradamente grandes amarrados em suas mãos. Mas, ao contrário das primeiras, estas pessoas estavam felizes, robustas e bem alimentadas. A diferença é que aqui cada uma pegava o arroz com seus palitos e colocava na boca da outra pessoa.

O primeiro grupo é o inferno. O segundo é o céu”, concluiu o mestre.

Está aí o jeito fácil de ser feliz e de ir para o Céu. É só amar os necessitados e ajudá-los. Cada um ajudando o outro, todos somos felizes, numa felicidade que antecipa o Céu.

Maria Santíssima era bastante sensível aos pobres e necessitados. Uma das páginas mais veementes da Bíblia sobre este assunto é justamente o hino que ela cantou, o Magnificat. Que ela nos ajude.