Os três passos para quem quer seguir Jesus

4048
Catequese e formação Os três passos para quem quer seguir Jesus

É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos edos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
(Lc 9,22-25)

Tempo da Quaresma, é o tempo de preparação para a nossa maior festa litúrgica: a Páscoa. No Evangelho (Lc 9,22-25), Jesus tem uma mensagem muito séria. Primeiro fala do sofrimento que Ele mesmo vai passar, por toda a rejeição, negação, humilhação, morte, e por fim, ressurreição. E arremata: “Se alguém quer me seguir…” tem que seguir estes três passos:

1) “…renuncie a si mesmo…” Esse tinha que ser o primeiro passo, porque sem ele, os outros não poderiam nem começar. Quem tem filho, e é pai ou mãe de verdade, sabe o que significa essa palavra. “Renunciar” é esquecer-se de si, abrir mão da própria vontade, do próprio orgulho, simplesmente porque ama demais! Não é “ser submisso” porque se acha inferior, mas é se colocar à disposição porque quer ser um exemplo a ser seguido.

2) “…tome sua cruz a cada dia...” Após abrir mão de si mesmo por Jesus, o verdadeiro cristão deve encarar sua responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo. Você deve saber que não vai ter férias nem de 1 minuto! O trabalho é muito grande e os operários são poucos… O mundo precisa conhecer O Caminho, A Verdade e A Vida. E a nossa cruz de cada dia é agir conforme nossas possibilidades e limitações, atendendo a nossa vocação, e utilizando os talentos que Deus nos concedeu, para transformar a nossa vida em um sinal de Deus para as pessoas.

3) “…e siga-me.” Após renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz a cada dia, aí sim, você estará pronto para seguir Jesus. Mas siga sabendo isso: que a vida do cristão não é fácil, e Jesus já lhe preveniu. O caminho é cheio de renúncias e cruzes, todos os dias… Se o próprio Jesus foi negado, humilhado, julgado e assassinado, para ao final de tudo ressuscitar… então devemos saber que o nosso Caminho para chegar à ressurreição e ao Reino dos Céus também será difícil. No entanto, esse é o único caminho para se alcançar a verdadeira e definitiva felicidade. Quem tentar ganhar sua vida de outra forma irá perdê-la… “De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?” Nada melhor que ter a consciência tranqüila…