Perdoando e sendo perdoado

497
Perdoando e sendo perdoado

Terça-feira da Terceira Semana da Quaresma

O servo caiu, homenageou-o e disse: “Seja paciente comigo e eu o pagarei de volta”. Movido com compaixão, o mestre daquele servo o soltou e perdoou-lhe o empréstimo. Mateus 18: 26-27

Esta é uma história sobre dar e também receber perdão. Curiosamente, muitas vezes é mais fácil perdoar do que pedir perdão. Sinceramente, pedir perdão requer que você reconheça honestamente seu pecado, o que é difícil de fazer. É difícil assumir a responsabilidade pelo que fizemos de errado.

Nesta parábola, o homem que pede paciência com sua dívida parece ser sincero. Ele “caiu” diante de seu mestre pedindo misericórdia e paciência. E o mestre respondeu com misericórdia, perdoando-lhe toda a dívida que era mais do que o servo até pediu.

Mas o servo era realmente sincero ou ele era apenas um bom ator? Parece que ele era um bom ator, porque assim que foi perdoado por essa enorme dívida, ele se deparou com outra pessoa que realmente lhe devia dinheiro e, em vez de mostrar o mesmo perdão que lhe foi mostrado, “Ele se apossou dele e começou a sufocá-lo, exigente, “Pague de volta o que você deve.” 

O perdão, se é real, deve afetar tudo sobre nós. É algo que devemos pedir, dar, receber e dar de novo. Aqui estão alguns pontos para você considerar:

Você pode honestamente ver seu pecado, sentir tristeza por esse pecado e dizer “sinto muito” por outro?

Quando você é perdoado, o que isso faz com você? Isso tem o efeito de tornar você mais misericordioso com os outros?

Você pode, por sua vez, oferecer o mesmo nível de perdão e misericórdia que espera receber de Deus e dos outros?

Se você não puder responder “Sim” a todas essas perguntas, então esta história foi escrita para você. Foi escrito para você ajudá-lo a crescer mais nos dons de misericórdia e perdão. Essas são questões difíceis de enfrentar, mas são questões essenciais a serem enfrentadas se quisermos nos libertar dos fardos de raiva e ressentimento. A raiva e o ressentimento pesam sobre nós e Deus quer que nos libertemos deles.

Reflita hoje sobre essas questões acima e, em oração, examine suas ações. Se você encontrar alguma resistência a essas perguntas, concentre-se no que lhe chama a atenção, leve-a à oração e deixe a graça de Deus entrar para provocar uma conversão mais profunda nessa área de sua vida.

Senhor, eu reconheço meu pecado. Mas eu reconheço isso à luz da Sua abundante graça e misericórdia. Ao receber essa misericórdia em minha vida, por favor, faça-me tão misericordioso com os outros. Ajude-me a oferecer perdão livremente e totalmente, não retendo nada. Jesus eu confio em vós.