Procurando a verdade

291
Procurando a verdade

Os fariseus se aproximaram de Jesus e perguntaram: “É lícito ao marido divorciar-se de sua esposa?” Eles estavam testando-o. Marcos 10,2

Eles estavam testando-o! Os fariseus estavam constantemente tentando prender Jesus. Embora isso seja um fato triste, nos ensina uma lição sobre a busca da verdade.

Um dos objetivos mais básicos pelos quais devemos nos esforçar na vida é buscar a verdade. Devemos procurar conhecer a verdade e depois permitir que essa verdade nos liberte. Em um nível, os fariseus buscavam a verdade. Eles fizeram uma pergunta a Jesus sobre a Lei de Moisés e Sua interpretação daquela lei. Embora seja bom fazer tal pergunta e buscar uma resposta de Jesus, há uma distinção sutil que devemos fazer.

A distinção tem a ver com o motivo do autor da pergunta. Nesse caso, os fariseus faziam uma pergunta a Jesus não porque procuravam a verdade; em vez disso, eles estavam pedindo com a intenção de truques e manipulação. Eles estavam procurando por qualquer coisa que pudessem tentar aprisionar Jesus para condená-lo. A melhor maneira de fazer uma pergunta a Jesus é chegar a Ele por dois motivos.

Primeiro, devemos chegar a Ele fazendo perguntas porque acreditamos humildemente que Ele é a fonte de toda a Verdade. Isso requer humildade porque exige que reconheçamos que Jesus conhece melhor. Ele tem a resposta, uma resposta melhor do que a nossa.

Em segundo lugar, quando fazemos uma pergunta a Jesus, devemos examinar nossa motivação. Com sorte, nossa motivação consiste no único fato que queremos saber. Chegamos a acreditar que Ele é a fonte da verdade e, portanto, nos voltamos para Ele para que possamos entender. Então, não apenas nós humildemente acreditamos que Ele tem as respostas, nós também queremos sinceramente conhecê-las. Esta forma de um coração inquisitivo e aberto nos dispõe a receber tudo o que Ele nos diz, como se fôssemos terra seca pronta para absorver uma chuva suave.

Reflita, hoje, se você coloca regularmente todas as suas perguntas na vida diante de nosso Senhor. Se você fizer isso, examine sua motivação. Esforce-se para ter um coração humilde que deseja receber a verdade pura da fonte que é a própria Verdade.

Senhor, eu me volto para você como a fonte de toda a verdade. Ensina-me os teus caminhos e enche-me da tua sabedoria. Ajude-me a entender a vida como você a vê e, nesse entendimento, ajude-me a abraçar sua santa vontade. Jesus eu confio em vós.