Um homem deveria morrer

417

Sábado da Quinta Semana da Quaresma

Mas um deles, Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: “Você não sabe nada, nem considera que é melhor para você que um homem morra em vez do povo, para que toda a nação não morra. perece. ”João 11, 49-50

Como na reflexão do dia anterior, é importante começarmos a nos concentrar no sofrimento e na morte de Jesus. A Semana Santa começa neste domingo, então esta é a época do ano em que Deus quer que olhemos atentamente para Sua cruz. É importante olhar para ele de todos os ângulos, para tentar entender o que estava acontecendo, o que Jesus estava experimentando, o que os discípulos estavam experimentando e até mesmo o que os fariseus e os sumos sacerdotes estavam experimentando.

No evangelho de hoje citado acima, vemos o pensamento de Caifás, o sumo sacerdote. Suas palavras são interessantes porque são ao mesmo tempo tristes e proféticas. Ele, junto com os outros principais sacerdotes e fariseus, estavam começando a planejar e planejar a morte de Jesus. Mas o que é perspicaz é a aparente motivação de Caifás e dos outros.

Jesus estava ganhando popularidade e temiam que essa popularidade agitasse as coisas com os romanos. Eles também estavam com ciúmes de que Jesus havia atraído tantos. Assim, Caifás oferece a lógica distorcida de que é melhor que um homem morra em vez de todas as pessoas. Em outras palavras, ele parecia pensar que, porque Jesus estava se tornando tão popular, e as pessoas estavam ouvindo Jesus mais do que eram para os principais sacerdotes e fariseus, que era melhor eliminar o “problema” para que as coisas pudessem retornar a como eles eram.

Isso revela o fato de que os fariseus estavam mais preocupados com si mesmos e com seu status do que com a Verdade. É incrível que uma de suas críticas a Jesus tenha sido que Ele estava fazendo muitos sinais e maravilhas. Que estranho. Se os principais sacerdotes e fariseus estivessem interessados ​​na verdade, eles também teriam visto a glória e a autoridade divina de Jesus e viriam a acreditar Nele e seguiriam-no. Mas eles não podiam engolir seu orgulho e aceitar o chamado para seguir alguém diferente de si mesmos. Eles não podiam deixar sua posição de autoridade.

Muitas vezes vemos essa mesma experiência em nossas vidas diárias. Nós queremos ser o centro das atenções. E muitas vezes quando vemos alguém mais bem ou receber elogios, podemos ficar com ciúmes. E nosso ciúme muitas vezes pode se transformar em uma forma de inveja. Inveja significa que estamos irados e entristecidos pela bondade do outro. Nós podemos fazer isso e queremos vê-los falhar.

O ideal é ser um daqueles fiéis seguidores de Jesus. Isso é especialmente importante para refletir sobre a próxima semana, quando você testemunhar a hostilidade crescer em direção ao nosso Senhor. O que você faria se estivesse lá? Você continuaria a ficar com Jesus apesar dos ataques de outras pessoas? À medida que a hostilidade para com Jesus aumentasse, você se afastaria dEle ou se aproximaria mais dEle em amor e compromisso?

Reflita, hoje, sobre a vindoura comemoração da perseguição de nosso Senhor. Deixe sua mente começar a ponderar as muitas reações e experiências que as pessoas tiveram naquela primeira Semana Santa. Coloque-se no lugar deles e tente viver com Jesus. O objetivo é nos encontrarmos ao pé da cruz com ele na sexta-feira santa com amor e coragem, permanecendo ao lado dele e amando-o a cada passo do caminho.

Senhor, posso segui-lo nesta próxima Semana Santa. Que eu tenha o amor que preciso para amar você mesmo em sua rejeição e dor. Ajude-me a derramar toda inveja e egoísmo e a ver-te especialmente nos sofrimentos dos outros e na sua bondade. Jesus eu confio em vós.