4 dicas de como fazer uma boa confissão

976
4 dicas de como fazer uma boa confissão

Confira a lista!

1º – Exame de consciência

O primeiro passo para uma boa confissão é o exame de consciência. Se quiser, pode fazer uma lista, para não se esquecer. E esta lista é confidencial, guarde-a num lugar secreto, pois o que anotou é uma coisa entre você e Deus. Mas se não quiser fazer uma lista, pode gravar na memória. Pode-se também, repassar os dez mandamentos para fazer algo sistemático, além de livros que te ajudam no exame de consciência. E uma boa ideia é fazer orações mentais como esses meninos.

2º – Se arrepender dos pecados

O segundo passo para uma boa confissão é sentir a dor dos seus pecados; não significa que tem que chorar, muito menos precisa que realmente sinta dor em algum lugar; somente tem que pedir perdão a Jesus, porque o mais importante é estar arrependido!

3º – Decidir não voltar ao pecado

O terceiro passo para uma boa confissão é o propósito de não voltar ao pecado, e, se muda de vida, esquece que o fez. O que importa não é prometer, mas esforçar-se para melhorar.

4º – Contar todos os pecados ao sacerdote

O quarto passo de uma boa confissão é confessar todos os seus pecados a um sacerdote. Chegado o momento de dizer os seus pecados, se aproxime do sacerdote, peça sua benção, ele fará um pequeno pedido a Deus para que você inicie sua confissão. Ao dizer os seus pecados, caso esqueça, peça ajuda ao padre e não tenha medo nem vergonha, o sacerdote representa Jesus, ele só quer te ajudar. Nessa parte podemos tomar aquela lista confidencial. Depois disso o padre dará a penitência. Não se assuste, não é um castigo, é algo que precisa fazer para terminar de pedir perdão a Deus. Então pedirá perdão a Jesus; e, atenção, será o momento do perdão.

E, ao terminar, estará muito feliz. Jesus prometeu que quando uma pessoa se arrepende, há uma grande festa no céu.

Não se esqueça de cumprir a penitência! E se quiser saber mais sobre o sacramento da confissão, te recomendo a ler duas histórias, que pode encontrar na Bíblia: a parábola da ovelha perdida e a parábola do filho pródigo (Lc 15).