54º. Dia da Comunicação Social

124
anunciar o reino comunicação

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. . - Clique aqui para Doar

O 54º. Dia da Comunicação Social será celebrado no dia 24 de maio próximo e o Papa Francisco nos deixou uma mensagem como tema para este ano “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2). Diante de tantas coisas que nós ouvimos por aí, devemos filtrar de fato aquilo que vale a pena. Devemos guardar na memória as coisas boas e isso com certeza vem da Palavra de Deus. Devemos levar em conta aquelas notícias que dizem a verdade, hoje em dia estamos rodeados de “Fake News” e não devemos deixar nos levar por elas.

Quando recebemos uma notícia vinculada por um meio de comunicação devemos primeiro ver a “fonte”, ou seja, de onde aquela noticia procede e se é de fato verdadeira. Hoje em dia na televisão nos deparamos com muitas tragédias, corrupção, pornografia e entre outras coisas, devemos buscar a solidez, algo que nos vai trazer conhecimento e vai nos edificar. Ainda mais neste ano em meio a pandemia da Covid 19, devemos buscar notícias que nos elevem, que nos coloquem para cima, não as que nos derrubem ainda mais. Já estamos vivendo com um certo medo, apreensivos, por isso devemos buscar algo que nos dê algum alento e que nos motive a juntos passar por essa fase.

Nesse contexto as emissoras católicas tanto de Rádio, como de televisão ou internet, pelas mídias sociais, nos ajudam nesse período que estamos em casa. Elas têm uma importante de missão de levar a “Palavra” confortadora de Jesus para todos nós. Elas estão a serviço da verdade e do amor, nos ajudando a sair da tristeza e da depressão.

Já no tempo de Jesus existia a “comunicação social”, quando ele anunciava a Palavra de Deus, encorajava as pessoas a continuarem em frente e não desistirem. Quando reunia as pessoas para falar do amor de Deus. Quando curava as pessoas revelando a elas o olhar amoroso de Deus. Logicamente não tinha nada impresso, mas pelo “poder” da Palavra, Jesus e seus discípulos anunciavam a “boa notícia”, e é isso que os meios de comunicação devem fazer hoje em dia.

Os meios de comunicação cumprem um belo papel hoje em dia informando a população, desde quando essa informação traga a verdade. Por isso o Papa Francisco diz que devemos aprender a “tecer histórias”, ou seja, pegar para nós, guardar na memória, aquilo que vai nos fazer bem e edificar e não aquilo que vai levar nós e as outras pessoas para o buraco, para a mentira.

O Dia da Comunicação Social sempre é celebrado no sétimo Domingo da Páscoa, teve a sua primeira celebração no dia 07 de Maio de 1967, instituído pelo Papa Paulo VI, como fruto do Concílio Ecumênico Vaticano II, para que a voz da Igreja pudesse chegar a todos, assim como a Boa Nova do Evangelho, percorreu os confins do Mundo. Os meios de comunicação são uma obra da civilização moderna, que sendo bem usada nos edifica e informa. Que com essa celebração os meios de comunicação possam cada vez mais dispostos a entenderem o seu papel na sociedade e a estarem a serviço da família humana.

Portanto devemos tomar muito cuidado quando pegamos um microfone ou usamos um meio de comunicação para falar, devemos estar preparados e saber o que vamos dizer e que muitos ouvirão aquilo que falaremos e muitas vezes tomarão para si, construindo a sua história. Devemos ter consciência de que estaremos falando para muitas pessoas.

O microfone deve ser usado sobretudo para defender a vida humana, para dizer não a tudo aquilo que denigre o ser humano e mancha a sua fé. Temos que defender e proclamar a nossa fé aonde estivermos. Quando o Papa diz que nem toda a história narrativa é uma história boa, ele quer dizer que não devemos assistir, ouvir, tudo o que os meios de comunicação transmitem, mas devemos saber filtrar e aproveitar somente aquilo que vai nos edificar enquanto ser humano e histórias que poderemos levar adiante.

Devemos é claro pedir a luz do Espírito Santo para nos iluminar e saber o que falamos em público, o que escrevemos, para que seja algo bom e que edifique. E, também, a luz do mesmo Espírito para filtrar as informações e ficar somente com as coisas boas. A comunicação é um serviço à sociedade e nunca deve ser censurada, a liberdade de imprensa deve sempre prevalecer e todos tem direito a informação. Já houve tempos na história do Brasil em que a imprensa foi censurada e era obrigada a dizer aquilo que o governo obrigava e se dissesse algo que desagradasse o governo era punida e muitas vezes podiam até perder o direito de comunicar. Nunca poderemos esquecer da censura para com a Rádio 9 de Julho da Arquidiocese de São Paulo. Mesmo censurada a Rádio o Cardeal Paulo Evaristo Arns nunca silenciou a sua voz em denunciar as atrocidades das autoridades revolucionárias. A democracia veio muito da denúncia contumaz do Cardeal Arns e das atitudes firmes, porém, silenciosas do Cardeal Eugênio Araújo Sales. Ambos narraram histórias edificantes e calcadas na Palavra da Verdade: o Evangelho. Portanto eles comunicaram a verdade do Ressuscitado que vence e triunfa sobre qualquer violência ou fake news. Mas Graças a Deus hoje em dia não é mais assim e temos a liberdade de expressar aquilo que pensamos, logicamente com sabedoria e prudência.

Portanto, nesse Dia da Comunicação Social possamos celebrar essa liberdade de imprensa e sobretudo o dom que Deus nos deu de comunicar e instruir as pessoas. Nesse dia celebramos a Ascenção de Jesus ao céu, ele volta em definitivo para o Pai e nos envia como discípulos e missionários, por meio do Espírito Santo para anunciar a boa nova do evangelho. Assim ele nos envia para que através dos meios de comunicação transmitamos com alegria a Boa Nova do Evangelho.

Que Deus nos abençoe e sempre nos dê o dom de comunicar e transmitir a verdade como contida na palavra de Deus.

+ Eurico dos Santos VelosoArcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG