A sabedoria que vem com a idade

340

O quinto domingo da Quaresma, ano C

(Nota: Quando as leituras do Ano A são usadas para este domingo, o seguinte Evangelho pode ser usado na segunda-feira)

“Aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela.” Novamente ele se abaixou e escreveu no chão. E em resposta, eles foram embora um por um, começando pelos mais velhos. João 8, 7-9

Esta passagem vem da história da mulher pega em adultério quando ela é arrastada diante de Jesus para ver se ele apoiaria seu apedrejamento. Sua resposta é perfeita e, no final, ela é deixada sozinha para encontrar a terna misericórdia de Jesus.

Mas há uma linha nesta passagem que é facilmente esquecida. É a linha que afirma “… começando pelos mais velhos”. Isso revela uma dinâmica interessante dentro das comunidades humanas. De um modo geral, aqueles que são mais jovens tendem a carecer da sabedoria e experiência que vem com a idade. Embora os jovens possam achar difícil admitir, aqueles que viveram uma vida longa têm uma visão única e ampla da vida. Isso permite que eles sejam muito mais prudentes em suas decisões e julgamentos, especialmente quando se trata de situações mais intensas na vida.

Nesta história, a mulher é levada diante de Jesus com um julgamento severo. As emoções são altas e essas emoções obscurecem claramente o pensamento racional daqueles que estão prontos para apedrejá-la. Jesus atravessa essa irracionalidade por uma declaração profunda. “Aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela.” Talvez, a princípio, aqueles que eram mais jovens ou mais emotivos não permitiram que as palavras de Jesus fossem absorvidas. Eles provavelmente ficaram ali com pedras. na mão esperando para começar a jogar. Mas então os anciãos começaram a se afastar. Isso é idade e sabedoria no trabalho. Eles eram menos controlados pela emoção da situação e estavam imediatamente conscientes da sabedoria das palavras ditas por nosso Senhor. Como resultado, os outros seguiram.

Reflita, hoje, sobre a sabedoria que vem com a idade. Se você for mais velho, reflita sobre sua responsabilidade de ajudar a guiar a geração mais jovem com clareza, firmeza e amor. Se você é jovem, não negligencie confiar na sabedoria da geração mais velha. Embora a idade não seja uma garantia perfeita de sabedoria, pode ser um fator muito mais significativo do que você imagina. Esteja aberto aos mais velhos, mostre-lhes respeito e aprenda com as experiências que tiveram na vida.

Oração pelos jovens: Senhor, dá-me um verdadeiro respeito pelos meus anciãos. Agradeço a sua sabedoria, decorrente das muitas experiências que tiveram na vida. Que eu esteja aberto a seus conselhos e seja guiado por sua mão gentil. Jesus eu confio em vós.

Oração pelo mais velho: Senhor, agradeço-lhe pela minha vida e pelas muitas experiências que tive. Agradeço-lhe por me ensinar através das minhas dificuldades e lutas, e agradeço-lhe pelas alegrias e amores que encontrei na vida. Continue a derramar Sua sabedoria sobre mim para que eu possa ajudar a guiar seus filhos. Que eu sempre busque dar um bom exemplo e conduzi-los de acordo com o seu coração. Jesus eu confio em vós.