Dia de São José: o Homem Trabalhador

555

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. . - Clique aqui para Doar

Caros amigos colaboradores e assistidos: o dia 19 de março é dia de São José. Celebramos com alegria e gratidão a vida e o testemunho de José esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. O Papa Pio XII (1955), estabeleceu este memorial litúrgico no contexto do Dia dos Trabalhadores, celebrado universalmente sempre no dia 1º de maio.

São José honrou e santificou o trabalho, com a humilde disponibilidade e convicção, sua vida foi marcada pela capacidade de exercer um trabalho cheio de confiança, São José é uma figura importante na história da salvação.

Ele é o patrono e modelo da Igreja universal. Hoje queremos lembrá-lo e invocar como um protetor especial da Pró Saúde nestes 50 anos de história, primando sua missão no compromisso humano cristão, com a ética do cuidado solidário com as pessoas que cotidianamente são contempladas, e assistidas por nossos profissionais da saúde e educação.

Na figura humilde, silenciosa e fiel de São José, “reconhecemos a dignidade do trabalho humano, como dever e perfeição do homem, exercício benéfico do seu domínio sobre a criação, no serviço da comunidade, como uma extensão da obra do Criador”, (cf. Gaudium Et Spes, 34).  

A dignidade da pessoa é sagrada, por isso a Pró Saúde quer neste dia à luz do testemunho de São José renovar sua missão no compromisso solidário com as pessoas, cuidando da vida com total empenho e dedicação em servir as pessoas com espírito humanitário.  

São José nos ajuda a ter uma concepção correta do valor do trabalho humano. Nunca é comparável a outros fatores do sistema de produção, uma vez que seu valor primário não é mensurável em termos econômicos, mas ético.

Na visão cristã, a preciosidade do trabalho depende principalmente do vínculo que ele tem com a pessoa humana. O trabalho sempre foi considerado pela Igreja como um direito humano fundamental que, de alguma forma, é a chave e a ferramenta indispensável para enfrentar e resolver várias questões sociais que surgem ao longo da história humana.

Ainda hoje, na atual conjuntura marcado por preocupações relacionadas a uma crise econômico-financeira e produtiva mais e mais grave, o esforço para sair de um túnel sem luz continua sendo um desafio da sociedade.

A crise é muito séria e coloca todos os olhos no drama de tantas pessoas desempregadas, muitas vezes devido a uma concepção economista da sociedade, que busca lucro egoísta, fora dos parâmetros da justiça social.

Neste dia exorto com esperança todos os nossos profissionais da Pro Saúde, a fim de que continuemos empenhados nas ações do bem, no compromisso com a saúde e a educação no Brasil.  A exemplo de São José, sigamos com fé e esperança, e nos momentos de obstáculos saibamos superar na certeza de que Deus não nos abandona.

As primeiras características que sobressai na pessoa de São José é o silêncio, obediência e humildade. Ele não coloca limites ao poder de Deus. São José foi um homem de fé, homem comprometido com o trabalho.

Quanto sacrifício escondido na vida de São José homem que em tudo conservou a humildade e o silencio! Nós nunca seremos capazes de avaliar a importância e o papel de José na história da salvação.  

Deus vos abençoe e vos guarde! Fraternalmente, no serviço humilde e santo de São José, seu irmão menor,

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

Presidente da Pró Saúde