Encontro de perseverança: 18. Ser Igreja – A Igreja Católica

385
encontro de perseverança para adolescentes

Somos cristãos e seguimos o catolicismo. Devemos conhecer, praticar e amar nossa estrutura, nossa igreja, nossos dogmas.

 Só existe uma igreja – Tal como só há um único Cristo, também só pode haver um único “corpo” de Cristo, uma única “esposa”, ou seja, uma única Igreja de Jesus Cristo. Ele é a cabeça, a igreja é o corpo. Juntos forma o “Cristo total”. Assim como o corpo possui vários membros, também a igreja única é formada de muitas igrejas parciais.

            Estrutura da igreja católica:

  • Comunidades (igrejas)
  • Paróquias (conjunto de comunidades da região)
  • Foranias (conjunto de paróquias)
  • Arquidiocese/Diocese (conjunto de foranias)
  • Província Eclesial (conjunto de dioceses/arquidioceses)
    • Os Bispos são os que formam/ criam e confirmam os níveis da igreja.
    • Tudo esta sob cuidados dos bispos e do Papa.
    • TODOS os níveis são interligados, tudo no catolicismo é para caminham iguais e juntos.
    • Para       cada             DIOCESE       existe             um      Bispo =         divisão          de      serviço

 A Igreja Católica no mundo inteiro está presente em CADA nível, tudo está sob controle do Papa. É como um corpo, se um membro está doente todos os outros sentem.

            O Papa

 O Papa é garante da unidade da Igreja, ele possui a mais alta autoridade pastoral de doutrina ou disciplinar. Papa é representante de Cristo na terra, VELA PELA TRANSMISSÃO PURA DA FÉ.

            Os Bispos

 Os Bispos tem responsabilidade pela igreja local a eles confiada, sob orientação do Papa. Bispos são testemunhas fiéis de Jesus, que pessoalmente os chamou em Sua intimidade e os envia.

 Bispos e Padres trazem Cristo para a humanidade e a humanidade para Cristo, mediante o seu anuncio, a celebração dos sacramentos e a condução da igreja.

            * Ir a igreja é diferente de ser igreja!

 Quando você ouve a palavra “igreja”, do que você lembra? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembra de um prédio com uma cruz em cima. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu.

 Por causa do pensamento de que igreja é um local, a religiosidade têm se alastrado entre aqueles que se julgam livres, enquanto não compreenderam nada sobre a liberdade que há em Cristo. A consciência de tais pessoas limita-as a frequentarem uma igreja uma ou duas vezes por semana enquanto Jesus as chamou (e também nos chamou) para SEREM igreja.

 O Senhor Jesus nos chamou para SERMOS IGREJA e não simplesmente IRMOS À IGREJA, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente. O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não.

 A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23). Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la “a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:27).

 Por acaso o seu corpo desobedece a sua cabeça? Obviamente, não. Da mesma forma, não é possível que uma pessoa diga que É IGREJA se não obedecer o cabeça, que é Cristo. Não é aceitável um comportamento perto dos irmãos diferente do comportamento longe dos irmãos. Se isso acontece, hipócrita é aquele que se comporta assim. “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8).

 Precisamos rever nossas atitudes confrontando-as com as atitudes de Cristo. Você sonega impostos? Jesus os pagou. Você mente? Jesus não. Você desobedece as autoridades? Jesus as obedeceu.

 Confrontando as nossas atitudes com o caráter de Cristo, descobrimos que ainda precisamos de grandes transformações. Porém, mesmo que seja difícil renunciarmos nossas próprias vontades, não podemos perder o foco nem um dia sequer, porque estamos sendo aperfeiçoados por Deus dia-a-dia.

 Ir à igreja é necessário (Salmos 133:1) e SER IGREJA também é essencial. SER IGREJA é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você SEJA IGREJA.

Dinâmica 1: União faz a força.

Material: fios finos de barbante ou de lã (pedaços de mais ou menos 30cm).

Distribuir entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a aparência, utilidade e propósito daquele pedaço de barbante, (cerca de 2 minutos). Pedir que eles arrebentem e observem como foi fácil.

Depois, pedir que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a alguns voluntários que tentem arrebentar este feixe. Observem como fica mais difícil se a medida que o feixe fica grosso. Para concluir leia o texto bíblico e discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo.

Reflexão:Somos jovens, devemos nos unir, ter vontade, ter ânimo. Ser igreja em qualquer lugar que esteja. Evangelizar. Realizar projetos.

  • Devemos transmitir a FÉ:

 Transmitimos a fé porque Jesus ordenou “Ide, fazei discípulos de todas as nações”  Nenhum cristão de verdade deixa a transmissão da fé nas mãos apenas dos padres, catequistas, missionários. SOMOS CRISTÃOS PARA OS OUTROS.  Isso significa que devemos querer que DEUS chegue as pessoas que estão ao nosso redor.

 As pessoas de hoje precisam mais de Deus, do amor, paciência, mansidão, humildade, carinho. Isso é levar DEUS para as pessoas.

  • Madre Teresa utilizou uma boa metáfora:

“É frequente observarmos fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente elétrica não passa por eles, não há luz! Fios somos nós.”

A corrente elétrica é DEUS. Temos o poder de deixar a corrente elétrica passar através de nós, assim fornecendo ao mundo luz, que é Jesus, podemos também romper os fios e recusar, permitindo assim a escuridão.”


Autoras:
Carolina Oliveira, Gabriely Bataier, Julia Bonache, Paloma Frasson, Vanessa F.Damasceno.

Partilhe material de catequese e Ganhe acesso ao site missa com crianças:

Se você tem algum material para catequese, seja de perseverança, primeira comunhão, crisma, batismo, encaminhe para o nosso email abaixo, que disponibilizaremos aos catequistas do Brasil que visitam o nosso site.

E-mail: catequisar@yahoo.com.br na mensagem escreva seu nome completo e a frase Quero ganhar as historinhas para catequese