Encontro de Perseverança: Jesus: nosso modelo

217
encontro de perseverança para adolescentes

Certa ocasião, o próprio Jesus queria saber o que o povo pensava sobre Ele. Então, perguntou isso aos seus amigos, aos seus discípulos. (Mateus 16, 13-17)

  • Jesus Cristo: a pessoa que mais amou neste mundo. Ele falou sobre o amor e não só falou, mas colocou o amor em prática, ensinou a amar. E amor, para Jesus, é doar a vida ao próximo, que querer o bem e fazer o bem aos outros. É esquecer-se de si mesmo, por puro amor aos outros, sem nenhum outro interesse, senão AMAR. E Ele entregou a vida até o fim, até as últimas consequências.

Evangelhos neste sentido: Jo 15, 12-17 e Lucas 10, 25-37

  • Jesus Cristo: a pessoa que mais perdoou neste mundo. Quem ama, não guarda no coração ódio, mágoa, rancor. Pelo contrário: perdoa e perdoa sempre. Jesus ensinou a todos a perdoar, a esquecer o mal que foi feito. Não adianta ficar guardando ou lembrando feridas que a gente causou ou feridas que os outros causaram em nós. Amar é perdoar. É ter misericórdia. Confira Mateus 18, 12-14 ou Mateus 18, 21-32
  • Jesus Cristo: veio ao mundo para falar do Pai, de Deus Pai. Revelou a todos e todas que Deus não é um castigador, um Todo-Poderoso que está tão longe de nós, um Deus barbudo, sentado em um trono no céu. Deus Pai (primeira pessoa da Santíssima Trindade) é nosso Pai, que também ama, que o oferece o Filho Jesus ao mundo, que criou o Universo, mais nos faz todos participantes de seu amor e de suas maravilhas.
  • Jesus Cristo: veio realizar um programa de vida, um PROJETO, ou seja, Ele tinha um objetivo a realizar. Este objetivo de vida está muito bem definido em Lucas 4, 14-21. Vejam que nos versículos 18 e 19, Ele define bem seu programa de vida, a saber:
  • Ele veio para trazer boas notícias aos Pobres: Pobres aqui, se entende os que não têm vida, que são excluídos, abandonados, os que não são amados pelo mundo: não tem dinheiro, casa, comida, saúde, recursos para estudar, se divertir, etc. São os pobres, os lascados mesmo.
  • Ele veio aos Presos: são os que estão na cadeia, e também toda pessoa que está presa em seu orgulho, nas maldades, presa em tantas formas de desamor, e que é preciso a pessoa se libertar: sair das prisões.
  • Ele veio aos Cegos: a mesma coisa: tanto os cegos que não enxergam fisicamente, como as pessoas que estão cegas de seus direitos, que não enxergam o próximo que está próximo… e assim por diante.
  • Ele veio aos Oprimidos: pessoas que estão como que esmagadas pela sociedade: mulheres que são discriminadas; crianças abandonadas; pessoas que são desconsideradas, por exemplo, em relação ao racismo; pessoas maltratadas nas mais diversas situações.

Conclusão: Jesus é aquele que tem um PROGRAMA DE VIDA, UM PROJETO DE VIDA que se preocupa com todos e todas, especialmente com os pobres, excluídos, esquecidos e abandonados. Como ele mesmo disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e tenham vida em abundâcia” (João 10,10).
*
E nossa missão agora é continuar o programa, o projeto, a missão de Jesus aqui na terra. Nós temos que, principalmente, nos doar aos nossos irmãos.


Dinâmica 1: Deus como prioridade em minha vida
Material: 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio, aproximadamente ½ kg de arroz cru, 04 bombons tipo Sonho de valsa. (a quantidade de arroz e de bombom depende do tamanho do vaso)
– Importante: Faça esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas.

Procedimento:
Situação 01 – Apresentem 1 vaso transparente e coloquem dentro os bombons. Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso? (aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa. Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo não. Então, coloque, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.

Situação 02 – Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso (a mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior. O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?

Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou? Observem as respostas.
– Depois, fale:
O vaso transparente é a sua vida e seu coração, os bombons é Deus, as obras de Jesus que devem ser prioridades na sua vida, então devem ser colocados em PRIMEIRO LUGAR. O arroz são todas as outras coisas que fazem parte da nossa vida. Na Situação 01 você soube dar prioridade para Deus e depois todas as suas coisas se encaixaram. Mas na situação 02 o arroz foi colocado em primeiro lugar, e depois não sobrou espaço para os bombons.
Assim é na nossa vida: primeiro tenha DEUS como prioridade, não deixe ele para depois.

Dinâmica 2:
Material: Papel e caneta para cada integrante.
Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva 5 sonhos ou objetivos para sua vida. Lembrando que não são objetivos de vida banais, são objetivos importantes, especiais, marcantes.
Esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada. Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os seus sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um sonho. RISQUEM 1 DE SEUS OBJETIVOS.
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. RISQUE MAIS 1 OBJETIVO.
Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho. RISQUE MAIS UM OBJETIVO, AGORA FICOU SÓ 2.
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? RISQUE MAIS UM OBJETIVO, AGORA SÓ VAI SOBRAR O ULTIMO.
**Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos? Qual a prioridade da sua vida? Será que esse último sonho é importante mesmo? Reflita!**
O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira!