Exame de consciência para a confissão (jovens)

552
Exame de consciência para a confissão (jovens)

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. . - Clique aqui para Doar

Disponibilizamos um conjunto de perguntas que podem ajudar a realizar o exame de consciência pessoal prévio a uma confissão. Esta versão está dirigida a jovens e adolescentes.

A confissão é a oportunidade de pedir perdão a Deus e de receber a sua misericórdia. Antes de se confessar, reserve alguns momentos de silêncio para refletir no que fez e que possa ter prejudicado outras pessoas, e o que pode fazer para se tornar num cristão

melhor. Uma confissão sincera permite a renovação da alma e a sua abertura à graça de Deus. As questões que se seguem podem ajudar a refletir sobre as ações pelas quais deve pedir perdão.

– Neguei ou abandonei a minha fé? Tenho a preocupação de conhecê-la melhor? Recusei-me a defender a minha fé ou fiquei envergonhado dela?

– Disse o nome de Deus em vão? Pratiquei o espiritismo? Manifestei falta de respeito pelas pessoas, lugares ou coisas santas?

– Faltei voluntariamente à Missa aos domingos ou dias de preceito? Esqueci-me de Deus, descuidando as minhas orações?

– Recebi a Sagrada Comunhão tendo algum pecado grave não confessado?

– Comunguei sem a devida reverência e sem o devido agradecimento?

– Fui prestável em casa? Deixei de dar carinho aos meus pais?

– Fui impaciente, fiquei irritado ou fui invejoso? Guardei ressentimentos ou fiquei relutante em perdoar? Estive de mau humor ou cedi à ironia? Julguei mal ou senti ódio por alguém?

– Deixei de estudar com empenho na escola? Cedi à preguiça? Tive falta de respeito para com os meus professores ou outros adultos?

– Fui violento ou participei em brigas?

– Fiz mal a alguma pessoa insultando-a ou falando mal dela? Revelei algum segredo ou disse coisas somente para fazer mal a outros?

– Tive pensamentos impuros? Falei de maneira obscena? Cometi actos impuros sozinho ou com outras pessoas? Vi imagens ou vídeos pornográficos?

– Contei mentiras para me desculpar, para magoar os outros ou para enaltecer a minha imagem?

– Roubei alguma coisa? Estraguei de propósito o que era dos outros? Fiz algum ato de vandalismo?

– Tenho inveja dos outros, da sua aparência, da sua popularidade, do seu trabalho, do seu dinheiro? Deixo que o meu coração fique preso ao desejo de possuir?

– Encorajei outros a comportarem-se mal?

– Consumi álcool em excesso? Usei drogas?

– Fui vaidoso ou egoísta nos meus pensamentos ou ações?

– Preferi a minha comodidade, fugindo do serviço aos outros? Tive a preocupação de aproximar os outros de Deus, com o meu exemplo e a minha palavra?

Por: opusdei.org