Introdução – Reflexões para Quaresma e Páscoa

696
quaresma

A Quaresma é um dos melhores momentos do ano para a renovação espiritual. De certa forma, pode ser considerado um retiro de quarenta dias vivido a cada ano dentro do contexto de sua vida diária. A maioria dos católicos entendeu a importância da Quaresma desde a infância por causa das práticas quaresmais, como ser marcada com cinzas, se abster de carne às sextas-feiras e jejuar como sacrifício. Todas essas práticas ajudam a dar frutos espirituais em nossas vidas.

Uma das partes mais importantes da nossa prática quaresmal é a de envolver as Sagradas Escrituras de uma forma poderosa e pessoal. A Bíblia é a Palavra de Deus. Portanto, com a Palavra de Deus, encontramos o próprio Jesus quando refletimos em oração sobre ele. Ler e meditar nas Escrituras é uma maneira de permitir que nosso Divino Senhor fale conosco, atraia-nos a Si e comunique Seu amor perfeito e que tudo consome. 

O objetivo desta Série de Reflexões Diárias da Quaresma e Páscoa é ajudar o leitor a encontrar pessoalmente o nosso Senhor durante a época da Quaresma e da Páscoa. O amor de Jesus por cada um de nós é intenso e potencialmente transformador em todos os sentidos, se estivermos dispostos a permitir que Ele entre em nossas vidas.

A Quaresma é um tempo através do qual nós olhamos mais diretamente para o amor sacrificial de Deus. Ponderamos o sacrifício da cruz e tudo o que Jesus sofreu para nos libertar. Ao olhar para a Cruz mais diretamente cada Quaresma, descobrimos até onde Deus está disposto a ir para entrar em um relacionamento de amor com cada um de nós. Ele não reteve nada e nem poupou a própria vida. Precisamos aprender a nos abrir totalmente para esse amor, e a Quaresma é o momento ideal para fazê-lo.

Embora o foco central da Quaresma seja a cruz, o fim da história é a ressurreição. Sabemos que o nosso Divino Senhor conquistou o pecado e a morte através do Seu sofrimento e se levantou vitorioso no terceiro dia. Assim, a Cruz deve ser sempre vista à luz dessa vitória final e deve permitir que nos enchamos de esperança ao caminharmos por nosso próprio sofrimento na vida.Comprometa-se a uma leitura diária da Sagrada Escritura nesta Quaresma e Páscoa e, na medida em que a Palavra de Deus o ajude com isso, permita que nosso Senhor mude sua vida. Ele é a Palavra Viva e Ele deseja tornar-se mais plenamente o Senhor da sua vida!