Louvado seja o Senhor

290
Louvado seja o Senhor

Ao encerrar mais um ano civil que o Senhor nos concedeu viver na sua graça e no seu amor, somos achados a agradecer a Deus por todos os dons recebidos e olhar com esperança o tempo novo que chega. Reflito um pouco mais acontecimentos mais globais que marcaram a história da Igreja neste ano.

Ao rendermos graças ao Senhor por mais um ano vivido à luz da fé e da graça, convém agradecer pela caminhada de fé e esperança. Apesar dos desafios do caminho não podemos esquecer que o Senhor sempre esteve conosco, acompanhou-nos e, por isso, recordamos os momentos vividos, as experiências de fé e comunhão fraterna, sinal visível da presença de Deus que ilumina os acontecimentos da história.  

Neste ano 2018 muitos foram os acontecimentos que marcaram a nossa fé e nossa comunhão eclesial, recordamos com gratidão e louvor ao Deus da vida o ano do laicato, uma expressão de fé e testemunho evangélico   redescobrindo e aprofundando a missão e vocação dos fiéis leigos e leigas como sal da terra e luz do mundo. Os fiéis leigos e leigas vivem sua vocação em permanente missão eclesial no coração do mundo vivem a sua fé à partir do chamamento recebido no batismo e são testemunhas do Ressuscitado.  Assim o ano 2018 ficará marcado pela graça da vocação e missão dos fiéis leigos. Louvemos ao Senhor por tão grande graça e benção a oportunidade de celebrar a vida e a vocação dos cristãos leigos no universo eclesial.  

Outro acontecimento que marcou nosso ano foi a celebração do Sínodo dos Bispos para a juventude, iluminados pelo tema os Jovens a fé e o discernimento da vocação, assim vivemos a graça do Sínodo da juventude. Uma graça extraordinária que o Senhor nos concedeu viver, recordando a beleza do testemunho de fé e doação vivido pela juventude católica em todas as partes do mundo. Os jovens testemunham de forma autêntica sua vocação na Igreja. São como sementeiras do amor de Deus no coração da história. A Igreja não esquece da juventude e, também, sabe que pode contar com seu testemunho missionário. A Igreja reconhece o testemunho e a missão da juventude, escuta seus clamores e silêncios, e segue ao lado deles encorajando-os e confirmando sua missão e apoiando no seu discernimento constante e permanente.  O ano de 2018 ficará na memória eclesial pela graça do sínodo que foi um grande acontecimento de nossa fé. 

Somos um povo que fazemos memória, nosso Deus é um Deus que nos ensina a lembrar dos grandes acontecimentos do cotidiano eclesial que são graça e benção. Este ano foi extraordinário,  o Senhor no seu amor nos acompanhou e guiou nossa estrada e nos deu a alegria de viver como  em fraternidade e partilhar a fé por meio dos  acontecimentos seja ordinário ou extraordinário. Tudo foi graça e dom do coração do Bom Pastor que não cessa de conduzir o seu povo, de acompanhar os caminhos e os horizontes de nossa caminhada como Igreja, povo de Deus a caminho.  

Em 2018 o Papa Francisco proclamou muitos fiéis leigos, religiosos e eclesiásticos como Santos e Beatos. Foi grande a generosidade do amor de Deus à Igreja durante este ano, doando muitos novos Santos e Beatos, chamados com seu exemplo a iluminar a vida de cada um de nós. Em 2018 foram realizadas 19 cerimônias de beatificação e foram canonizados 7 novos santos.

Por nós fez maravilhas louvemos ao Senhor! Louvemos pela graça deste ano que passa e renovemos a nossa fé no Ressuscitado, nosso compromisso eclesial de irmãos e irmãs conscientes de sua missão na Igreja e no mundo. Vamos avançar sempre mais animados pelo Senhor que sempre nos acompanha e nos guia na caminhada. Que o novo ano venha trazendo paz e esperança, renovando a nossa fé e compromisso de irmãos e irmãs testemunhas do Evangelho, vivendo em permanente missão. Deus seja louvado por tudo que nos concedeu viver neste ano, a vocação e missão do laicato, a fé e o discernimento renovado no coração da Juventude, e porque sempre nos acompanhou em cada instante manifestemos nossa gratidão e nosso amor ao Deus da vida. 

Que a Virgem Maria Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, sempre nos ilumine na caminhada, a Ela consagremos o novo ano que se aproxima para continuarmos firmes na caminhada testemunhando a nossa fé respondendo com fidelidade e compromisso eclesial, a graça da vocação e missão á luz do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ao Deus Vivo e Verdadeiro, Alfa e Ômega, todo o poder, a honra e a glória pelos séculos dos séculos, Amém! Deus Seja louvado por tudo! 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ