Mateus 5, 1-12 Bem-aventuranças de Jesus

385
Estudo do Evangelho

“Alegrai-vos e alegres, porque a tua recompensa é grande no céu”

Escritura: Mateus 5, 1-121 Vendo as multidões, subiu ao monte e, quando se sentou, aproximaram-se dele os seus discípulos. 2 E ele abriu a boca e ensinou-os, dizendo: 3 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4″ Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque ficarão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 ” Bendita és tu quando os homens te insultam e te perseguem e profanam todos os tipos de mal contra ti falsamente por minha causa. 12 Alegra-te e regozija-te, porque a tua recompensa é grande no céu, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de ti. 

Estudo do Evangelho : Qual é a boa vida e o fim ou propósito final da vida? Não é felicidade , que não é outra senão o bem completo, a soma de todos os bens, deixando nada mais a desejar? Jesus aborda essa questão em seu sermão no monte. A palavra beatitude significa literalmente “felicidade” ou “bem-aventurança”. Qual é o significado das bem-aventuranças de Jesus e por que elas são tão centrais para seu ensinamento? As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade que Deus colocou em cada coração. Eles nos ensinam o fim final para o qual Deus nos chama, ou seja, a vinda do reino de Deus (Mt 4:17) , a visão de Deus (Mt 5: 8; 1 João 2; 1) , entrando na alegria do Senhor (Mt 25: 21-23) e em seu descanso (Hebreus 4: 7-11) . As bem-aventuranças de Jesus também nos confrontam com escolhas decisivas sobre a vida que buscamos aqui na terra e o uso que fazemos dos bens que ele põe à nossa disposição. Só Deus satisfaz. Você procura o bem maior , o bem total, que está acima de tudo?

As bem-aventuranças que Jesus nos oferece são um sinal de contradição com a compreensão do mundo de felicidade e alegria. Como alguém pode encontrar felicidade na pobreza, fome, luto e perseguição? Pobreza de espírito encontra espaço amplo e alegria em possuir Deus como o maior tesouro possível. A fome do espírito busca alimento e força na palavra e no Espírito de Deus. A tristeza e o luto pela vida desperdiçada e pelo pecado conduzem à alegria do fardo da culpa e da opressão espiritual. Deus revela aos humildes de coração a verdadeira fonte de vida e felicidade abundantes. Jesus promete a seus discípulos que as alegrias do céu irão mais do que compensar os problemas e dificuldades que eles podem esperar neste mundo. Tomás de Aquino disse: Ninguém pode viver sem alegria.  É por isso que uma pessoa privada de alegria espiritual vai atrás dos prazeres carnais. Você conhece a felicidade da fome e da sede de Deus?

“Senhor, aumenta a minha fome por você e mostra-me o caminho que leva à paz e felicidade eternas. Que eu te deseje acima de tudo e encontre a alegria perfeita em fazer a sua vontade”.