O bem precioso do Matrimônio e da Família

955
O bem precioso do Matrimônio e da Família

“A Igreja, iluminada pela fé, que lhe faz conhecer toda a verdade sobre o precioso bem do matrimónio e da família e sobre os seus significados mais profundos, sente mais uma vez a urgência de anunciar o Evangelho […]”

Quando Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, tornou-os muito parecidos com Ele. Criados por amor e para amar, o Senhor lhes deu uma bênção especial – pré significado do Sacramento do Matrimônio – que Jesus autenticaria com as palavras: “Não separe pois o homem, o que Deus uniu”. A preciosidade desta bênção reveste-se da Graça que fortalece a vida matrimonial, de acordo com o projeto do Senhor. Os cônjuges, fortalecidos assim pelo Espírito Santo, tornam-se testemunhas vivas do amor e da fidelidade conjugal.

Por outro lado, sabemos que Deus é único, mas não solitário, e constitui uma Comunidade Familiar ou Família, constituídas de três Pessoas: o Pai, e o Filho e o Espírito Santo. A Família Perfeita, onde o Espírito é o elo de Amor entre o Pai e o Filho, o Filho e o Pai. O pai se esvazia de si para conter o Filho pelo Amor do Espírito; o Filho se esvazia de si mesmo para conter o Pai, pelo mesmo Espírito. A FAMÍLIA DO AMOR.

Como Católicos, somos chamados – por vocação – ao Matrimônio, sendo cooperadores de Deus na geração da vida.

As famílias têm de tomar consciência do quanto representa a Palavra de Deus em sua vida familiar. Faz-se necessário que os pais sejam evangelizados pra que possam evangelizar os filhos. Saibamos que o lar é “A Igreja Doméstica”, onde o anúncio da Boa Nova deve ser realizado em primeiro lugar. Ninguém substitui os pais nesta tarefa. É de responsabilidade exclusiva de cada pai e de cada mãe.

A Igreja põe-se à disposição de quem a procura em busca de como orientar e evangelizar os filhos, através de Cursos Bíblicos, Catequese, e outros mais.

A Família de mãos dadas com a Igreja, serão imprescindíveis para levar o anúncio do Evangelho até os confins da terra.

Paz e Luz

Leia mais artigos do autor:

Em Poucas Palavras

Poesias & Trovas

 Antonio Luiz Macêdo

Fonte: Familiaria Consortio