A presença de Maria

968
A presença de Maria

Onde Maria está presente, tudo muda, tudo se transforma. O extraordinário é que onde Maria está, aí está também o Espírito Santo; e onde o Espírito Santo se faz presente, é o sinal vivo e eficaz da presença de Maria. E não poderia deixar de ser diferente: onde está o esposo, a esposa sempre está. Aí reside a diferença quando a Mãe está em cena.

Em Caná, quando faltou vinho, a presença de Maria foi de fundamental importância para que voltasse a alegria, o júbilo, a festa. Somente ela teve o poder de antecipar o tempo e o plano de Deus. “Fazei tudo o que ele disser!” E das talhas de água surgiu o melhor vinho.

Isabel estava escondida, envergonhada, triste, desanimada… quando ouve a saudação de Maria, tudo, tudo se transfigura. A Trindade revela-se. O milagre acontece. Isabel é plenificada pelo Espírito Santo; João Batista estremece em seu seio; a exultação apodera-se de todo o seu ser e ela exclama em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre“. A presença de Maria, muda, transforma, transfigura. Isabel, antes abatida, explode numa alegria incontida, e pela ação do Espírito a proclama bendita, feliz, bem-aventurada entre todas as mulheres da terra. Bendiz, louva, glorifica a Jesus, ela que nem tinha conhecimento desta gestação.

E nestas palavras tão simples e tão profundas, está um dos mais belos exemplos do dom de Ciência que a Bíblia registrou: Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” Que honra, que alegria, que presença! E aí ela já reconhece Jesus como seu Senhor, Senhor da sua vida, Senhor da sua história. “Bem-aventurada és tu que creste“. Porque Maria acreditou nas palavras pronunciadas pelo mensageiro de Deus, Isabel a felicita e profetiza: “pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” Quando Maria está presente, o Espírito Santo de Deus se derrama em dons, graças e alegria.

Fonte: Lucas 1,39-45

Paz e Luz

Antonio Luiz Macêdo

Leia mais obras do autor:

Conta-gotas Do Dia a Dia (no final da página)

______________________________

Antonio Luiz Macêdo