12. Tempo de Aprofundamento da Fé

297
PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

Mística

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. . - Clique aqui para Doar

No RICA, chamamos o Tempo de Aprofundar a Fé de Catecumenato, período em que o candidato recebe uma catequese sólida dos conteúdos da fé cristã. É uma preparação intensiva e longa. Seus conteúdos geralmente estão associados a noções de Bíblia, Liturgia, Espiritualidade, Credo e Sacramentos. Ao final deste tempo, abre-se um novo tempo que chamamos de Purificação e Iluminação, momento em que, numa celebração, o candidato assume concretamente sua adesão à fé e à comunidade. Aqui, ele recebe a Bíblia, Palavra de Deus, seguido do tempo da mistagogia.

Devemos lembrar que a celebração da acolhida também é, ao mesmo tempo, a abertura do Catecumenato. No rito da admissão, quando os candidatos reunidos pela primeira vez em público manifestam à Igreja sua vontade de receber os sacramentos, são acolhidos no processo catecumenal. É a comunidade cristã que os recebe como membros. Nessa fase, o candidato é incentivado a aderir a Jesus Cristo, à Igreja e ao desejo de viver uma nova vida. Os nomes dos catecúmenos são anotados em livro próprio com indicação dos introdutores. A duração deste processo de amadurecimento do candidato é variada. O termômetro para saber a hora do candidato é o seu amadurecimento da conversão e consequente prática da fé.

Como já foi dito anteriormente, o Projeto da Iniciação à Vida Cristã não apresenta um conteúdo expositivo nos encontros, mas uma metodologia para dinamizar e solenizar o processo catequético. Por isso, há que se ter a preocupação de garantir os elementos próprios do conteúdo da Fé Cristã, que são:

O Símbolo dos Apóstolos (Credo);

Narração da História da Salvação, vivida como instrumento de nosso compromisso com Jesus;

Reflexões a partir do Catecismo da Igreja Católica sobre a moral cristã a partir do amor, das bem-aventuranças e dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.

O Tempo de Aprofundamento da Fé será vivenciado através de três itinerários: Tempo do Chamado, Tempo da Resposta e Tempo do Compromisso. Essas são as condições fundamentais para o nascimento de um novo discípulo missionário de Jesus Cristo.

DIOCESE DE COLATINA