Um sinal de Jesus que fortalece a nossa fé

622
Um sinal de Jesus que fortalece a nossa fé

Quase mil e duzentos anos após sua crucifixão, Jesus nos deixa mais uma vez um sinal do seu amor e da sua misericórdia para com cada um de nós. O milagre de Lanciano é prova irrefutável deste amor.

O sacerdote é um homem como outro qualquer, passível de erros, falhas e limitações. Uma coisa apenas o distingue dos outros homens: a escolha de Deus. Deus o escolhe do meio do povo e o chama para exercer o ministério sacerdotal. E pelas suas mãos consagradas que a bênção e o perdão divinos chegam até nós, bem como o corpo e o sangue do Senhor. E o que dizer quando a crise de fé se apossa do coração desse homem?

Em Lanciano, na igreja de São Longinus, havia um desses sacerdotes. Sempre que celebrava a Eucaristia, deparava-se com uma dúvida atroz que o atormentava sobremaneira: “Será que Jesus está realmente presente sob estas formas do pão e do vinho após a consagração? Será que o pão se transubstancia na sua carne e o vinho no seu sangue?Era sempre assim. Aquele conflito interior dilacerava o seu coração. O que ele talvez nem imaginasse é que Jesus estivesse preparando o mais belo presente para dizimar todas as suas dúvidas, todas as suas inquietações.

Numa das missas, quando depõe a hóstia consagrada sobre a patena, sob os seus olhos estupefatos, ela se transforma em carne. Em seguida, ao colocar o cálice sobre o corporal, observa que não contém mais vinho, mas cinco partes de sangue coagulado, de tamanhos diferentes. Sua fé havia sido renovada. Deus não esquecera do seu escolhido e consagrado.

Expostas à ação do tempo e das variedades climáticas por um período aproximado de oitocentos anos, estas relíquias permanecem em perfeito estado de conservação até os dias de hoje. E o mais extraordinário é que estudos científicos altamente criteriosos comprovaram que o sangue é humano, do grupo AB e o fator RhoD é positivo (AB+). A carne é humana, pertencente ao mesmo tipo de sangue e, pasmem: é parte do miocárdio, é um pedaço do Coração Eucarístico de Jesus. O coração traspassado pela lança de São Longinus na sexta-feira santa é o mesmo coração que você recebe quando participa do Banquete da Vida. E o sangue que fluiu copiosamente do lado de Jesus é o mesmo sangue que lava e purifica, e se deposita no cálice sobre o altar.

Paz e Luz

Antonio Luiz Macêdo

Leia mais obras do autor:

Em Sintonia Com Deus

​Site da Paróquia de Nazaré (leia conta-gotas do dia a dia no final da página)​

Poesias & Trovas

Acesse também:

Evangelização Católica

_____________________________

Antonio Luiz Macêdo